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Aprendizagem E Disturbios Da Linguagem Escrita - Jaime Luiz Zorzi

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Este livro resgata e aprimora a abordagem fônica à alfabetização, fundamentando-a na história da evolução cultural da escrita, em modelos teórico- conceituais sobre o processamento cognitivo e em evidências experimentais científicas sobre o desenvolvimento de competências pela criança. Ao apresentar todas as atividades lúdicas metafonológicas com detalhes e ilustrações, permite que estas sejam usadas efetivamente pelas professoras e pelos profissionais da clínica psicopedagógica. Assim, unindo aspectos teóricos e práticos da área da aquisição de leitura e escrita, é útil tanto para pesquisadores quanto para profissionais do ensino infantil e fundamental e da reabilitação de dificuldades de leitura e escrita. Sumário: Adendo à quinta edição Identificando, prevenindo e remediando problemas de leitura e escrita Adendo à quarta edição Porque o Brasil chegou a recordista mundial de fracasso escolar, e como mudar isso: Lições da história internacional recente na alfabetização 1. Uma perspectiva geral sobre leitura, escrita e suas relações com consciência fonológica A evolução cultural da escrita A aquisição ontogênica da leitura e escrita As rotas usadas para leitura Características psicolinguísticas dos itens de leitura A importância da rota fonológica para o desenvolvimento da leitura Os principais padrões de disfunção da leitura O processamento fonológico como habilidade necessária à alfabetização: a consciência fonológica, o acesso ao léxico mental e a memória de trabalho fonológica Eficácia do procedimento para desenvolver a consciência fonológica 2. Estudos piloto 3. Procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafo-fonêmicas: descrição das atividades Rimas e aliterações Consciência de palavras Consciência silábica Identidade fonêmica Consciência fonêmica Correspondência grafema-fonema 4. Estudo 1: Aplicação do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafofonêmicas a crianças de pré 1 a 2ª série de nível sócioeconômico médio 5. Estudo 2: Análises de follow-up do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafofonêmicas a crianças de pré 1 a 2ª série de nível sócioeconômico médio 6. Estudo 3: Aplicação do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafofonêmicas a crianças de 1ª série de nível sócioeconômico baixo 7. Estudo 4: Análises de follow-up do procedimento para desenvolver consciência fonológica e ensinar correspondências grafofonêmicas a crianças de 1ª série de nível sócioeconômico baixo 8. Discussão geral 9. Dificuldades de leitura e escrita: uma perspectiva histórica sobre a busca das causas 10. Implicações educacionais Referências Apêndices Apêndice 1 - Prova de consciência fonológica Apêndice 2 - Lista de itens psicolingüísticos componentes da prova de leitura em voz alta Apêndice 3 - Tabelas preliminares de normatização da freqüência de erros na prova de leitura em voz alta para os níveis escolares pré 3, 1ª e 2ª séries no meio do ano escolar Apêndice 4 - Lista de itens psicolingüísticos componentes da prova de ditado Apêndice 5 - Tabelas preliminares de normatização da freqüência de erros na Prova de Ditado para os níveis escolares pré 3, 1ª e 2ª séries no meio do ano escolar Apêndice 6 - Tabelas preliminares de normatização dos escores na PCF para o início, meio e final do nível escolar

A Leitura e a Escrita nunca foram um processo fácil de ensinar e são também o culminar de um processo complexo importante e decisivo na vida de todos os escolares. Mas, talvez, esse seja o problema central nesta matéria. A excessiva preocupação com o ensino da Leitura e da Escrita como um resultado final que tem De ser perfeito, ou seja, todos os alunos, em determinada idade, têm de saber ler e escrever. Isto é uma preocupação que desvirtua o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Este processo torna-se ainda mais complicado quando os alunos têm dificuldades neste âmbito, cujo comprometimento resulta de uma Dificuldade de Aprendizagem ou de uma Dificuldade de Aprendizagem Específica, como a Dislexia, inerentes a condições neurobiológicas que exigem dos profissionais da Educação e da Saúde conhecimentos diferenciados sobre como trabalhar a alfabetização de tais crianças. Neste sentido, é que se reveste de enorme importância a utilização não apenas de estratégias diferenciadas mas também de instrumentos de estimulação e reeducação adequados, que facilitem a intervenção, seja na escola ou na clínica. O LER consiste justamente em um novo instrumento, capaz de contribuir de uma forma simples, científica e eficaz para o trabalho do profissional e facilitar o alcance de resultados mais positivos no processo de alfabetização de crianças portadoras de Transtornos de Aprendizagem por meio da estreita ligação entre a Neurociência, a Psicopedagogia e a Educação. O LER é constituído por um conjunto de materiais práticos de estimulação associando intimamente o treino cognitivo, a Psicomotricidade e a consciência fonológica.

9788578542771

Na área da educação e do ensino, enfrenta-se permanentemente o difícil problema das relações entre a produção de conhecimentos, que se fa7- pela pesquisa e pelas reflexões teóricas, quase sempre no âmbito acadêmico, a socialização´do conhecimento assim produzido, de modo a fazê-lo chegar aos professores e aos que formam professores, e, ainda, a operacionalização desses conhecimentos em práticas docentes, tarefa que se atribui aos professores em atuação nas salas de aula. A esse problema (...) os autores Anne-Marie Chartier. Christiane Clesse e Jean Hébrard oferecem uma solução singular: reuniram-se os três, a primeira, formadora de professores em instituição de ensino superior, a segunda, professora primária em permanente vivência da sala de aula, e o terceiro, pesquisador das questões de educação e ensino, para entrelaçar - e o conseguiram de forma exemplar pesquisas recentes na área da aquisição e do desenvolvimento das habilidades de leitura, estratégias de formação de professores e concretização das pesquisas em práticas de sala de aula. O resultado é este livro, que, embora produzido para a realidade do ensino na França, ajuda-nos sobremaneira a enfrentar e resolver os sérios problemas que vimos nós, pesquisadores, formadores de professores e professores brasileiros, enfrentando em nossas insistentes tentativas de contribuir, pela pesquisa, pela formação de professores, pela transformação das práticas docentes, para a melhoria de nossas escolas e de nosso ensino.

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