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Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos - PROTOCOLO

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O teste de linguagem infantil ABFW, abordando as áreas de Fluência, Vocabulário, Pragmática e Fonologia, foi elaborado com extremo cuidado e rigor, como somente poderia sê-lo, uma vez que suas autoras são profundas estudiosas dessas áreas. Claudia Regina Furquim de Andrade, Débora Maria Befi-Lopes, Fernanda Dreux Miranda Fernandes e Haydée Fiszbein Wertzner, Docentes do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), dedicam-se ao ensino e pesquisa, colaborando com grande destaque para a firmação da Fonoaudiologia como Ciência. Com certeza, essa obra vem em auxílio do fonoaudiólogo para avaliar seu paciente, compreender suas manifestações lingüísticas e elaborar o processo terapêutico mais adequado às necessidades individuais. Os profissionais da área dos distúrbios da comunicação contam, agora, com uma obra sistematizada dedicada à avaliação de aspectos importantes da linguagem infantil (Suelly Cecilia Olivan Limongi). A caixa completa do ABFW contém: um livro "ABFW - Teste de Linguagem Infantil" e 12 blocos para avaliação de linguagem, nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Conteúdo do livro "ABFW - Teste de Linguagem Infantil": Inrodução. Claudia Regina Furquim de Andrade; Débora Maria Befi-Lopes; Fernanda Dreux Miranda Fernandes; Haydée Fiszbein Wertzner. Capítulo I. Fonologia (Parte A). Haydée Fiszbein Wertzner. Capítulo II. Vocabulário (Parte B). Débora Maria Befi-Lopes. Capítulo III. Fluência (Parte C). Claudia Regina Furquim de Andrade. Capítulo IV. Pragmática (Parte D). Fernanda Dreux Miranda Fernandes. Conteúdo dos 12 blocos de avaliação: Capítulo I. Fonologia. Haydée Fiszbein Wertzner. Anexo 1 - Fonologia. Protocolo de Registro - Imitação Anexo 2 - Fonologia. Protocolo de Registro - Nomeação Anexo 3 - Fonologia. Análise dos Processos Fonológicos - Nomeação Anexo 4 - Fonologia. Análise dos Processos Fonológicos - Imitação Anexo 5 - Fonologia. Quadro Resumo da Análise do Sistema Fonológico Capítulo II. Vocabulário. Débora Maria Befi-Lopes. Anexo 1 - Vocabulário. Protocolo de Registro de Respostas Anexo 2 - Vocabulário. Tabela Síntese de Respostas - Esperado/Obtido Anexo 3 - Vocabulário. Tabela de Análise da Tipologia de Processos de Substituição Anexo 4 - Vocabulário. Gráficos de Observação do Desempenho Capítulo III. Fluência. Claudia Regina Furquim de Andrade. Anexo - Fluência. Protocolo de Avaliação Capítulo IV. Pragmática. Fernanda Dreux Miranda Fernandes. Anexo 1 - Pragmática. Protocolo para Transcrição de Fita Anexo 2 - Pragmática. Ficha - Síntese

ISBN: 8585491450

Este livro apresenta o Teste de Vocabulário por Figuras Usp (TVfusp), poderoso instrumento validado e normatizado que vem sendo usado há mais de uma década para avaliar o desenvolvimento do vocabulário auditivo (compreensão de palavras), tanto de modo individual no contexto clínico, quanto de modo coletivo, em sala de aula, no contexto escolar. O livro traz, na íntegra, o TVfusp em duas formas originais: a extensa (TVfusp-139o) e a abreviada (TVfusp-92o), juntamente com tabelas de dados normativos de uso prático para a faixa etária dos 7 aos 10 anos (desde a Educação Infantil até 5º ano do Ensino Fundamental). Traz também na íntegra as formas reordenadas (TVfusp-139r e TVfusp-92r) que trazem os itens ordenados por dificuldade crescente, para permitir empregar critérios de piso e teto que abreviam ainda mais a aplicação. Elaborado para substituir, com vantagens, o Peabody Picture Vocabulary Test, o TVfusp encontra-se validado por comparação com provas normatizadas de consciência fonológica por produção oral (PCFO e PHF) e por escolha de figuras (PCFF-o), compreensão auditiva de sentenças (TCAS), processamento auditivo central (Aspa e BTTPA), competência de leitura de palavras e pseudopalavras (TCLPP-o), compreensão de leitura de sentenças (TCLS-o), escrita sob ditado (Pesd-PP), memória de reconhecimento de figuras (TCMRF-112) e de imagens (TCMRI-180), habilidade de leitura orofacial (Plof-D-Abrev), vocabulário por leitura orofacial (TVplof-1A-Abrev), inteligência não verbal (TMP--Raven), e rendimento em Português (Saresp-Português). O livro traz estudos de validação do TVfusp que mapeam as relações entre os léxicos de entrada: 1) entrada fonológica (vocabulário receptivo auditivo, para compreensão de palavras ouvidas), 2) entrada ortográfica (vocabulário receptivo de leitura alfabética, para compreensão de palavras escritas), e 3) entrada faneroliêmica (vocabulário receptivo de leitura orofacial, para compreensão de palavras articuladas sem voz); e os léxicos de saída: 1) saída fonética (vocabulário expressivo falado, para articulação de palavras faladas) e 2) saída ortográfica (vocabulário expressivo de escrita, para articulação de palavras escritas. Assim, mostra como o TVfusp pode ser usado para compreender as importantes relações entre recepção linguística (em termos de compreensão de palavras e frases ouvidas ou lidas orofacialmente ou escritas) e expressão linguística (em termos de produção de fala e escrita), bem como a participação do processamento metalinguístico (nos níveis fonológico e sintático) e dos processamentos cognitivos não verbal e verbal, que relacionam inteligência não verbal, processamento auditivo central, e memória.

ISBN: 978-85-794-016

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