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Exercícios para Construir a Leitura, Escrita e Ortografia - volume 2 - Marlene Lopes Scarpa

  • ISBN 9788589892827
Buscar estratégias que facilitem a aprendizagem baseada em conceitos neurocientíficos é o objetivo principal deste livro de exercícios. Consciência fonológica, memória auditiva e visual, discriminação de sons verbais, vocabulário, evocação, ritmo vocabular são algumas das atividades desenvolvidas, entre outras. Este livro é destinado a fonoaudiólogos, psicopedagogos e educadores. A partir de uma avaliação, cada profissional poderá escolher as atividades mais adequadas para atender as necessidades individuais e proporcionar aprendizagem significativa visando melhorar o desempenho na leitura, escrita e ortografia. Sumário Introdução Dicas p Diucas b Dicas t Dicas d Dicas k Dicas g Dicas f Dicas v Dicas m Dicas n Dicas L Dicas r Dicas rr Dicas L (som de u-ditongo oral) Respostas da Dicas
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Buscar estratégias que facilitem a aprendizagem baseada em conceitos neurocientíficos é o objetivo principal deste livro de exercícios.
Consciência fonológica, memória auditiva e visual, discriminação de sons verbais, vocabulário, evocação, ritmo vocabular são algumas das atividades desenvolvidas, entre outras.
Este livro é destinado a fonoaudiólogos, psicopedagogos e educadores. A partir de uma avaliação, cada profissional poderá escolher as atividades mais adequadas para atender as necessidades individuais e proporcionar aprendizagem significativa visando melhorar o desempenho na leitura, escrita e ortografia.

Sumário
Introdução
Dicas p
Diucas b
Dicas t
Dicas d
Dicas k
Dicas g
Dicas f
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Dicas n
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ISBN:8585462833

Acompanha um CD Ler e escrever é a senha para entender a sociedade e manifestar-se nela; partindo deste pressuposto, "Alfabetização com as boquinhas" surge em formato didático e pedagógico para desenvolver tais aptidões em crianças. As autoras Renata Savastano Jardini e Patrícia Thimóteo de Souza vêem a alfabetização como um processo mental, de associação; por isso, propõem um aprendizado sólido e objetivo, conectado às necessidades comunicativas das crianças. Diferentes alternativas didáticas são apresentadas para preservar a individualidade de aprendizado de cada aluno; sobretudo, o livro orienta profissionais nos primeiros atos pedagógicos de alfabetização. Essa segurança fornecida ao educador é sedimentada através de recomendações pertinentes, fruto de teoria, pesquisa e experiência. Ao longo das páginas, são propostos exercícios adequados à linguagem da criança, que de forma lúdica, aprende a formação das palavras. Para cada fonema, há a descrição do movimento correto da boca, seguida da grafia referente. Os capítulos, além de possibilitar uma alfabetização natural e prazerosa, proporciona o conhecimento do próprio corpo, a cada movimento. Estas inúmeras atividades fogem da memorização e fixam a escrita e o movimento dos lábios na pronúncia de letras, sílabas e palavras. Na medida que o livro exercita a diferenciação de fonemas e incentiva a elaboração de frases, amplia a percepção da criança em relação ao mundo a sua volta; ao passo que desenvolve a articulação e o correto posicionamento da língua, contribui ao enriquecimento simbólico: o primeiro contato com a linguagem é fundamental à capacidade cognitiva do indivíduo. Na companhia de fotos que ilustram os movimentos da boca em cada fonema, um espelho para a auto-regulação do exercício, e de um cd-rom com imagens e sons, a criança aprende brincando, e o profissional ensina com a certeza do sucesso pedagógico. ?Alfabetização com as boquinhas? é simples e exime qualquer barreira técnica ao aprendizado; pelo contrário, é um elo definitivo entre o aprendiz e a esfera lingüística.

ISBN: 85-89892-38-7

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Vitrine Lateral

Fernando C. Capovilla (organizador) ISBN: 978-85-7954-022-6 Formato: 21 x 28 cm 285 páginas Preço: R$ 87,50 Loading O livro empreende uma revisão do estado da arte da produção científica em pesquisa sobre cognição e linguagem em todas as suas frentes, da pesquisa básica de laboratório, passando pela pesquisa aplicada no contexto clínico de reabilitação, e no contexto escolar de ensino-aprendizagem em sala de aula. SUMÁRIO Cap. 1. A natureza componencial da leitura Cap. 2. A avaliação da escrita da criança: Descritores para uma aprendizagem reflexiva Cap. 3. Prevenção dos problemas de leitura e escrita: Impacto das habilidades fonológicas e da linguagem oral dos alunos do 1o ano no desempenho de leitura e escrita no 5o ano Cap. 4. Avaliação de linguagem oral e escrita: O que avaliar? Como avaliar? Cap. 5. Habilidades metalinguísticas e a escrita no Português do Brasil Cap. 6. Morfologia da Língua portuguesa e seus desafios à aprendizagem Cap. 7. Alfabetização, fracasso escolar e políticas públicas Cap. 8. Visemas, quiremas, e bípedes implumes: Por uma revisão taxonômica da linguagem do surdo que substitua visemas por fanerolaliemas, e quiremas porsimatosemas para forma de mão (quiriformemas), local de mão quiritoposema), movimento de mão (quiricinesema), e expressão facial (mascarema) Cap. 9. Avaliação de capacidades associadas à alfabetização bilíngue de crianças surdas: Um protótipo de sistema web baseado em metodologia cientificamente comprovada Cap. 10. Acessibilidade auditiva: Uma necessidade atual para o deficiente auditivo no ambiente escolar Cap. 11. Resposta ao modelo de intervenção (RTI): Uso de programas de intervenção com base fonológica e correspondência grafema-fonema como critério para dislexia Cap. 12. Interagindo com alunos sem fala articulada em sala de aula Cap. 13. Implementação de protocolos de avaliação de processamento auditivo Cap. 14. Estudo da triagem do processamento auditivo e da avaliação da escrita antes e após treinamento auditivo Cap. 15. Treinamento auditivo: Influência em habilidades de linguagem, atenção e memória Cap. 16. O estatuto nosológico da discalculia do desenvolvimento Cap. 17. TDAH e aprendizagem: Abordagem neuropediátrica Cap. 18. Utilização de técnicas avançadas de ressonância magnética do crânio em portadores de TDAH Cap. 19. Capacidade atencional e aprendizagem: Como medir a atenção e a eficácia terapêutica de diversos tratamentos Cap. 20. Avaliação da inteligência nos Transtornos do Espectro do Autismo Cap. 21. Desordens do Espectro do Autismo: Desenvolvimento de habilidades comunicativas Cap. 22. Interfaces entre educação especial e comunicação alternativa: Enfocando as estratégias de ensino Cap. 23. Comunicação alternativa e educação especial: Ações inclusivas para crianças e jovens com deficiência Cap. 24. O uso de técnicas de neuromodulação na compreensão da razão e do afeto em processos decisórios Cap. 25. Uso da eletroencefalografia na compreensão do comportamento e da cognição Cap. 26. Recursos metalinguísticos na educação bilíngue Libras-Português do surdo: Como ler-escrever a articulação visível dos sinais de Libras via SignWriting e a das palavras faladas do Português via SpeechWriting promovendo leitura orofacial e leitura-escrita alfabéticas

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