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Jogos para uma aprendizagem significativa - Márcia Lisboa

  • 978-85-7854-235-1
sentir precede o pensar. Primeiro, vivenciamos, sentimos e, depois, simbolizamos em nosso pensamento. O equilíbrio entre o racional e o emocional é importante para uma aprendizagem significativa e é essencial para uma vida feliz. Somos dotados de sensibilidade, e nossa natureza sensível nos faz nós, humanos, seres criativos e inventivos. Para aprender, necessitamos imprimir significados e, para significar, necessitamos vivenciar, criar. Esse processo nos leva a perceber o mundo e nos perceber no mundo como criadores. Para as crianças, o jogo está relacionado a brincadeiras. Assim, incluir o jogo em nosso planejamento é uma maneira de trazer mais ludicidade e prazer para a prática docente, garantindo aos educandos o exercício de sua criatividade com alegria, um dos aspectos que torna a junção do jogo às Linguagens da Arte uma atraente combinação para a educação. As expressões artísticas pertencem ao mesmo universo lúdico do jogo. Os Jogos de Arte têm como proposta principal a valorização e o estímulo à criação artística, que, por si, já é livre, aberta para a criatividade e para a descoberta.
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 sentir precede o pensar. Primeiro, vivenciamos, sentimos e, depois, simbolizamos em nosso pensamento. O equilíbrio entre o racional e o emocional é importante para uma aprendizagem significativa e é essencial para uma vida feliz.
Somos dotados de sensibilidade, e nossa natureza sensível nos faz nós, humanos, seres criativos e inventivos.
Para aprender, necessitamos imprimir significados e, para significar, necessitamos vivenciar, criar. Esse processo nos leva a perceber o mundo e nos perceber no mundo como criadores.
Para as crianças, o jogo está relacionado a brincadeiras. Assim, incluir o jogo em nosso planejamento é uma maneira de trazer mais ludicidade e prazer para a prática docente, garantindo aos educandos o exercício de sua criatividade com alegria, um dos aspectos que torna a junção do jogo às Linguagens da Arte uma atraente combinação para a educação.
As expressões artísticas pertencem ao mesmo universo lúdico do jogo. Os Jogos de Arte têm como proposta principal a valorização e o estímulo à criação artística, que, por si, já é livre, aberta para a criatividade e para a descoberta.

SUMÁRIO

I PARTE – ARTES, JOGOS E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1 PRELÚDIO
2 APRENDER JOGANDO COM ARTE
2.1 A Arte na Escola
3 A DIMENSÃO SIMBÓLICA
3.1 Consciência
3.2 A Fronteira da Linguagem
3.3 Quando a Linguagem vira Arte
4 ARTE ONDE O TUDO E O NADA CABEM
4.1 Linguagens da Arte
5 ARTE E EDUCAÇÃO
5.1 Arte na Escola
5.2 Arte: A Produção de Formas
5.3 Arte para Quê? O que Queremos?
6 NO JOGO
6.1 Conceitos
7 SOU INTELIGENTE?
7.1 Voltando um Pouco na História
7.2 As Sete Inteligências
7.3 Inteligência Linguística
7.4 Inteligência Lógico-Matemática
7.5 Inteligência Espacial
7.6 Inteligência Musical
7.7 Inteligência Corporal-Cinestésica
7.8 Inteligência Pessoal
7.9 Inteligências
7.10 Um Olhar a Luz das Inteligências Múltiplas
8 JOGOS & ARTE – ESTIMULANDO AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

II PARTE – A PRÁTICA
1 INTRODUÇÃO
2 EXPRESSÃO CORPORAL, MOVIMENTOS E ARTE VISUAIS. ESTIMULANDO AS INTELIGÊNCIAS: ESPACIAL, CINESTÉSICO-CORPORAL, INTRAPESSOAL E EXTRAPESSOAL
2.1 Espaço com Equilíbrio
2.2 Brincando no Espaço – Diferentes Velocidades e Imagens
2.3 Brincando com o Corpo – O Ar que Entra, o Ar que Sai
2.4 espaço, Equilíbrio, Lateralidade
2.5 Explorando os Planos
2.6 Circuito – Artes Visuais
2.7 Observação, Atenção e Expressão
2.8 Refinando Sentidos
2.9 Jogo – Eu sou seu Espelho
2.10 Jogo das Bolinhas Coloridas
2.11 Jogo da Escultura Viva
2.12 De que eu sou Feito?
3 IMPROVISAÇÃO TEATRAL – CRIANDO HISTÓRIAS, BRINCANDO COM AS PALAVRAS E ESTIMUNDANDO AS INTELIGÊNCIAS: LINGUÍSTICA E PESSOAIS
3.1 A Nossa História
3.2 Improvisação Teatral – A Partir de um Tema
3.3 Improvisação Teatral – Palavras
3.4 Criando Frases e Improvisando
3.5 Imagens e Histórias
3.6 Contando Histórias com Objetos
4 MÚSICA, EXPRESSÃO CORPORAL E PLÁSTICA. ESTIMULANDO A INTELIGÊNCIA: MUSICAL
4.1 Meu Nome, Meu Ritmo, Meu Movimento
4.2 Releitura
4.3 Brincando com o Timbre e a Intensidade
4.4 Jogo da Memória Musical
4.5 Que Som é Esse?
4.6 que Instrumento é Esse?
4.7 Roda de Sons – Corpo
4.8 Roda de Sons – Percussão
4.9 Melodia, Ritmo, Letra
4.10 As Alturas
4.11 Conhecendo a Voz e Cantando
5 ARTES VISUAIS. INCENTIVANDO A INTELIGÊNCIA: LÓGICO-MATEMÁTICA
5.1 Formas
5.2 As Formas Geométricas e Alfredo Volpi
5.3 Jogando com Tangram
5.4 A Arte Matemática do Mosaico Polígonos Lado a Lado sem Espaços Vazios
5.5 Projeto: As Carpas e o Dia das Crianças no Japão
5.6 Gincana de Arte e Matemática
5.7 O Quarto de Van Gogh
5.8 Brincando com Origamis
AOS COLEGAS EDUCADORES
AGRADECIMENTOS
REFERÊNCIAS

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ISBN: 85-.326.3080-4

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