Buscar ...
central@centraldidatica.com.br
(11) 3744-4974 (11)3743-0090
Voltar a página principal
 
Voltar a página principal
  Empresa | Cadastro | Como comprar | Formas de pagamento e envio | Segurança | Fale conosco  
 

LUDODIAGNÓSTICO - INVESTIGAÇÃO CLÍNICA ATRAVÉS DO BRINQUEDO - Rosa Maria Lopes Affonso - org.

  • 9788536326955
O ludodiagnóstico é um instrumento de investigação clínica no qual, por meio da utilização de brinquedos, estruturados ou não, o profissional procura estabelecer um vínculo terapêutico com a criança, visando ao diagnóstico de sua personalidade. Nessa obra, reconhecidos especialistas brasileiros em desenvolvimento humano, psicopatologia infantil, avaliação psicológica e em psicoterapia infantil apresentam como utilizam a brincadeira simbólica, de modo a se estabelecer um diagnóstico completo do funcionamento emocional.
Produto indisponível. Avise-me quando chegar.
por R$90,00 em até 12x de R$9,04 com juros
    • visa
    • mastercard
    • amex
    • hipercard
    • diners
    • aura
    • elo
    em até 1x de R$90,00 sem juros
    • à vista R$90,00
    • 2x de R$47,03 com juros*
    • 3x de R$31,81 com juros*
    • 4x de R$24,21 com juros*
    • 5x de R$19,65 com juros*
    • 6x de R$16,61 com juros*
    • 7x de R$14,44 com juros*
    • 8x de R$12,82 com juros*
    • 9x de R$11,55 com juros*
    • 10x de R$10,55 com juros*
    • 11x de R$9,72 com juros*
    • 12x de R$9,04 com juros*
    • *2.99% a.m.
Não sei meu CEP

Descrição completa

O ludodiagnóstico é um instrumento de investigação clínica no qual, por meio da utilização de brinquedos, estruturados ou não, o profissional procura estabelecer um vínculo terapêutico com a criança, visando ao diagnóstico de sua personalidade.

Nessa obra, reconhecidos especialistas brasileiros em desenvolvimento humano, psicopatologia infantil,  avaliação psicológica e em psicoterapia infantil apresentam como utilizam a brincadeira simbólica, de modo a se estabelecer um diagnóstico completo do funcionamento emocional.

SUMÁRIO
Prefácio
Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo

Apresentação
Rosa Maria Lopes Affonso

Parte I - Fundamentos teóricos do ludodiagnóstico
Capítulo 1. Obrincar e a psicanálise: subsídios à técnica
Ryad Simon & Kayoko Yamamoto

Capítulo 2. Atitude lúdica e expansão da consciência
Walter Trinca

Capítulo 3. As bases neurofisiológicas do brincar
João Augusto Figueiró

Capítulo 4. Brincar, significação e representação
Rosa Maria Lopes Affonso

Parte II - A técnica ludodiagnóstica
Capítulo 5. Breve histórico da técnica
Rosa Maria Lopes Affonso

Capítulo 6. O ludodiagnóstico e as técnicas projetivas expressivas
Rosa Maria Lopes Affonso

Capítulo 7. O procedimento ludodiagnóstico
Rosa Maria Lopes Affonso

Capítulo 8. O brinquedo, sua evolução e seus possíveis significados
Rosa Maria Lopes Affonso

Parte III - Análise do ludodiagnóstico
Capítulo 9. O sintoma no diagnóstico infantil
Rosa Maria Lopes Affonso

Capítulo 10. A análise do procedimento ludodiagnóstico segundo o referencial teórico psicanalítico
Rosa Maria Lopes Affonso

Capítulo 11. Casos clínicos
Rosa Maria Lopes Affonso

Parte IV - Ludodiagnóstico e os testes e as técnicas psicológicas
Capítulo 12. Instrumentos para o processo diagnóstico e/ou intervenção
Rosa Maria Lopes Affonso

Capítulo 13. Compreendendo o uso de testes a partir do ludodiagnóstico
Helena Rinaldi Rosa

Capítulo 14. Avaliação lúdica na psicoterapia infantil
Rosa Maria Lopes Affonso

Capítulo 15. Obrinquedo e o desenho: expressão e comunicação de e com crianças – possibilidades diagnósticas e interventivas
Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo

Parte V - O lúdico e os contextos psicossociais
Capítulo 16. Olúdico no contexto hospitalar: quando o brincar no contexto hospitalar é recreação e quando é ludoterapia
Katia Wanderley

Capítulo 17. O uso do recurso gráfico como meio de interação e comunicação com crianças hospitalizadas
Sandra R. de Almeida Lopes

Capítulo 18. O ludodiagnóstico no contexto jurídico
Claudia Anaf, Dagmar Menichetti, Roberto Evangelista

Capítulo 19. O lúdico no consultório: análise do ludodiagnóstico na demanda da saúde suplementar
Marisa Cintra Bortoletto

Capítulo 20. O lúdico e a tendência antissocial na clínica da aprendizagem
Sonia Maria B. A. Parente

Capítulo 21. O ludodiagnóstico e a deficiência visual
Elisa Marina Bourroul Villela

Parte VI - A técnica lúdica e outras abordagens
Capítulo 22. A técnica lúdica na perspectiva gestáltica
Karina Okajima Fukumitsu

Capítulo 23. O jogo de areia no Brasil
Aicil Franco

Parte VII - O lúdico e o desenvolvimento
Capítulo 24. Olúdico na adolescência: Winnicott e o brincar adolescente
Yvette Piha Lehman

Capítulo 25. Psicoterapia e metáfora: aspectos lúdicos em tratamento de adultos
Maria Leonor Espinosa Enéas

Índice

SOBRE A AUTORA
ROSA MARIA LOPES AFFONSO - Psicóloga. Mestre, doutora e pós-doc pelo Instituto de Psicologia da Universidade São Paulo. Especialização em Psicoterapia. Professora de Avaliação Psicológica. Supervisora de atendimentos psicoterapêuticos de bebês, crianças, adultos e idosos.


 

Produtos similares

Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar trata da aprendizagem humana e dos diversos fatores que conduzem ao fracasso escolar. Enfatiza a necessidade de avaliar diversos aspectos: orgânicos, cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos, lembrando sempre que as dificuldades de aprendizagem na escola podem ser causadas por um ou mais desses aspectos, não sendo eles, necessariamente, excludentes. Propõe uma visão abrangente para achar uma resposta à queixa escolar, analisando-a em diferentes perspectivas: a da sociedade, a da escola e a do aluno. No diagnóstico psicopedagógico não se pode desconsiderar as relações entre a produção escolar e as oportunidades reais que a sociedade dá as diversas classes sociais. Muitas vezes, alunos de baixa renda são classificados como deficientes mentais e com problemas de aprendizagem. Na realidade, lhes faltam oportunidades de crescimento cultural, de construção cognitiva e desenvolvimento da linguagem, o que aumentariam suas chances de êxito na escola. A escola não pode ser vista isolada da sociedade, pois o sistema de ensino reflete sempre a sociedade em que está inserido. A absorção de conhecimentos pelo aluno depende de como essas informações lhe foram ensinadas, que depende das condições sociais que determinam a qualidade de ensino. Professores em escolas desestruturadas, sem apoio material e pedagógico, desqualificados pela sociedade, pela família e pelos alunos não têm como tornar o conhecimento atrativo para o aluno. A obra - enriquecida com a descrição de sessões de psicopedagogia - desmistifica o fato de que o fracasso do aluno sempre decorre do próprio ou da família

ISBN: 8598271330

Avaliações dos clientes

por R$90,00 em até 12x de R$9,04 com juros
Adicionar ao carrinho fechar

Vitrine Lateral

Busca
Atendimento
Formas de pagamento
Certificados e segurança
Informações finais
Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet e podem variar nas lojas físicas. Ofertas válidas até o término de nossos estoques para internet. Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados. Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras. Todos os direitos reservados.
como construir uma loja virtual - plataforma sisecommerce