Buscar ...
central@centraldidatica.com.br
(11) 3744-4974 (11)3743-0090
Voltar a página principal
 
Voltar a página principal
  Empresa | Cadastro | Como comprar | Formas de pagamento e envio | Segurança | Fale conosco  
 

Mosaico psicopedagógico - textos e reflexões - Jorge Visca

  • 9788582980156
O fazer da Psicopedagogia no terceiro milênio – também visto na perspectiva da Epistemologia Convergente – traz, conjuntamente, dois desafios principais e indissociáveis: aperfeiçoar os resultados alcançados e abordar as eventuais provocações do futuro. O aperfeiçoamento dos resultados alcançados pode ser generalizado sob a ideia de uma definição mais inclusiva e profunda do objeto de estudo da Psicopedagogia e, vale dizer, da aprendizagem e dos recursos diagnósticos, preventivos e assistenciais utilizados nas quatro unidades de análises já mencionadas. Mesmo que os resultados pré-citados tragam uma clara dedicação ao sujeito individual, nos quais se privilegiam os aspectos cognitivos e afetivos (como construções sociais), acho indispensável levar a cabo investigações clínicas e experimentais que aprofundem mais especificamente essa interação em situações de aprendizagem. Até agora, foram estudados três fenômenos: os da dimensão cognitiva, os da dimensão afetiva e os da interação entre ambos. O que falta estudar é a influência que a aprendizagem produz em ambas as dimensões e na interação [...]. Também é necessário aprofundar-se nos conceitos de aprendizagem grupal, institucional e comunitária. Indivíduo, grupo, instituição e comunidade são, sem dúvida alguma, organismos vivos que aprendem. [...] Assim mesmo, cabe mencionar que, muito provavelmente, a Psicopedagogia deva incorporar, ao estudo dos mecanismos de aprendizagem, uma nova e quinta unidade de análise: “a cultura”. [...] Sem lugar a dúvidas, no momento atual, em função dos avanços tecnológicos que facilitam a comunicação, essa unidade de análise adquire uma relevância fundamental; ao mesmo tempo em que encerra a série das cinco unidades, reverte-se sobre cada uma e sobre o indivíduo muito especialmente, fazendo que, nele, seja introduzido um conjunto de valores e condutas.
Produto indisponível. Avise-me quando chegar.
por R$55,00 em até 11x de R$5,94 com juros
    • visa
    • mastercard
    • amex
    • hipercard
    • diners
    • aura
    • elo
    em até 1x de R$55,00 sem juros
    • à vista R$55,00
    • 2x de R$28,74 com juros*
    • 3x de R$19,44 com juros*
    • 4x de R$14,79 com juros*
    • 5x de R$12,01 com juros*
    • 6x de R$10,15 com juros*
    • 7x de R$8,82 com juros*
    • 8x de R$7,83 com juros*
    • 9x de R$7,06 com juros*
    • 10x de R$6,44 com juros*
    • 11x de R$5,94 com juros*
    • *2.99% a.m.
Não sei meu CEP

Descrição completa

~I - A Aprendizagem – um Momento de Construção ................. 9
As relativas ao indivíduo
As relativas ao grupo, à instituição e à comunidade

II - Pré-Condições Energético-Estruturais da
Aprendizagem .......................................................................... 19

III - As Relações Entre a Inteligência e a Afetividade no
Modelo da Epistemologia Convergente .............................. 31
Desenvolvimento histórico
O modelo da Epistemologia Convergente

IV - Delimitação do que é o Problema de Aprendizagem
de Acordo com a Epistemologia Convergente .................... 47

Questões prévias
Definições conceituais
A delimitação propriamente dita do problema de aprendizagem
Função das pré-condições do sujeito e das circunstâncias do meio
A nosografia

V - Seis Modelos Fundamentados na Psicanálise e na
Epistemologia Genética ......................................................... 59
O esquema evolutivo da aprendizagem
O modelo nosográfico
A matriz do pensamento diagnóstico
O processo diagnóstico
A entrevista operativa centrada na aprendizagem
O processo corretor
Conclusão

VI Inteligência, Afetividade e Aprendizagem ............................. 77
Inteligência
Afetividade
Aprendizagem

VII A Questão do Erro Segundo o Construtivismo de Piaget ...... 87
Consequências teóricas
Consequências práticas

VIII Os Âmbitos da Psicopedagogia ............................................. 95
O indivíduo
O grupo
A instituição
A comunidade

IX A Aprendizagem na Terceira Idade .......................................... 103
Fatores passados que podem beneficiar ou prejudicar a aprendizagem
Fatores presentes que podem prejudicar a aprendizagem
Algumas considerações sobre a prevenção
Considerações sobre a recuperação

X Os Caminhos da Psicopedagogia no Terceiro Milênio .......... 115
Introdução
O balanço
Os caminhos
Unidades de análise
Influência de umas unidades sobre as outras
XI Aplicação Prática de Alguns Conceitos Propostos por
Visca – Relatos e Reflexões – Laura Monte Serrat Barbosa ...... 127

Referências ....................................................................................... 159

Produtos similares

Avaliações dos clientes

por R$55,00 em até 11x de R$5,94 com juros
Adicionar ao carrinho fechar

Vitrine Lateral

Busca
Atendimento
Formas de pagamento
Certificados e segurança
Informações finais
Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet e podem variar nas lojas físicas. Ofertas válidas até o término de nossos estoques para internet. Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados. Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras. Todos os direitos reservados.
loja virtual profissional - plataforma sisecommerce