Buscar ...
central@centraldidatica.com.br
(11) 3744-4974 (11)3743-0090
Voltar a página principal
 
Voltar a página principal
  Empresa | Cadastro | Como comprar | Formas de pagamento e envio | Segurança | Fale conosco  
 

Mosaico psicopedagógico - textos e reflexões - Jorge Visca

  • 9788582980156
O fazer da Psicopedagogia no terceiro milênio – também visto na perspectiva da Epistemologia Convergente – traz, conjuntamente, dois desafios principais e indissociáveis: aperfeiçoar os resultados alcançados e abordar as eventuais provocações do futuro. O aperfeiçoamento dos resultados alcançados pode ser generalizado sob a ideia de uma definição mais inclusiva e profunda do objeto de estudo da Psicopedagogia e, vale dizer, da aprendizagem e dos recursos diagnósticos, preventivos e assistenciais utilizados nas quatro unidades de análises já mencionadas. Mesmo que os resultados pré-citados tragam uma clara dedicação ao sujeito individual, nos quais se privilegiam os aspectos cognitivos e afetivos (como construções sociais), acho indispensável levar a cabo investigações clínicas e experimentais que aprofundem mais especificamente essa interação em situações de aprendizagem. Até agora, foram estudados três fenômenos: os da dimensão cognitiva, os da dimensão afetiva e os da interação entre ambos. O que falta estudar é a influência que a aprendizagem produz em ambas as dimensões e na interação [...]. Também é necessário aprofundar-se nos conceitos de aprendizagem grupal, institucional e comunitária. Indivíduo, grupo, instituição e comunidade são, sem dúvida alguma, organismos vivos que aprendem. [...] Assim mesmo, cabe mencionar que, muito provavelmente, a Psicopedagogia deva incorporar, ao estudo dos mecanismos de aprendizagem, uma nova e quinta unidade de análise: “a cultura”. [...] Sem lugar a dúvidas, no momento atual, em função dos avanços tecnológicos que facilitam a comunicação, essa unidade de análise adquire uma relevância fundamental; ao mesmo tempo em que encerra a série das cinco unidades, reverte-se sobre cada uma e sobre o indivíduo muito especialmente, fazendo que, nele, seja introduzido um conjunto de valores e condutas.
Produto indisponível. Avise-me quando chegar.
por R$55,00 em até 11x de R$5,94 com juros
    • visa
    • mastercard
    • amex
    • hipercard
    • diners
    • aura
    • elo
    em até 1x de R$55,00 sem juros
    • à vista R$55,00
    • 2x de R$28,74 com juros*
    • 3x de R$19,44 com juros*
    • 4x de R$14,79 com juros*
    • 5x de R$12,01 com juros*
    • 6x de R$10,15 com juros*
    • 7x de R$8,82 com juros*
    • 8x de R$7,83 com juros*
    • 9x de R$7,06 com juros*
    • 10x de R$6,44 com juros*
    • 11x de R$5,94 com juros*
    • *2.99% a.m.
Não sei meu CEP

Descrição completa

~I - A Aprendizagem – um Momento de Construção ................. 9
As relativas ao indivíduo
As relativas ao grupo, à instituição e à comunidade

II - Pré-Condições Energético-Estruturais da
Aprendizagem .......................................................................... 19

III - As Relações Entre a Inteligência e a Afetividade no
Modelo da Epistemologia Convergente .............................. 31
Desenvolvimento histórico
O modelo da Epistemologia Convergente

IV - Delimitação do que é o Problema de Aprendizagem
de Acordo com a Epistemologia Convergente .................... 47

Questões prévias
Definições conceituais
A delimitação propriamente dita do problema de aprendizagem
Função das pré-condições do sujeito e das circunstâncias do meio
A nosografia

V - Seis Modelos Fundamentados na Psicanálise e na
Epistemologia Genética ......................................................... 59
O esquema evolutivo da aprendizagem
O modelo nosográfico
A matriz do pensamento diagnóstico
O processo diagnóstico
A entrevista operativa centrada na aprendizagem
O processo corretor
Conclusão

VI Inteligência, Afetividade e Aprendizagem ............................. 77
Inteligência
Afetividade
Aprendizagem

VII A Questão do Erro Segundo o Construtivismo de Piaget ...... 87
Consequências teóricas
Consequências práticas

VIII Os Âmbitos da Psicopedagogia ............................................. 95
O indivíduo
O grupo
A instituição
A comunidade

IX A Aprendizagem na Terceira Idade .......................................... 103
Fatores passados que podem beneficiar ou prejudicar a aprendizagem
Fatores presentes que podem prejudicar a aprendizagem
Algumas considerações sobre a prevenção
Considerações sobre a recuperação

X Os Caminhos da Psicopedagogia no Terceiro Milênio .......... 115
Introdução
O balanço
Os caminhos
Unidades de análise
Influência de umas unidades sobre as outras
XI Aplicação Prática de Alguns Conceitos Propostos por
Visca – Relatos e Reflexões – Laura Monte Serrat Barbosa ...... 127

Referências ....................................................................................... 159

Produtos similares

Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar trata da aprendizagem humana e dos diversos fatores que conduzem ao fracasso escolar. Enfatiza a necessidade de avaliar diversos aspectos: orgânicos, cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos, lembrando sempre que as dificuldades de aprendizagem na escola podem ser causadas por um ou mais desses aspectos, não sendo eles, necessariamente, excludentes. Propõe uma visão abrangente para achar uma resposta à queixa escolar, analisando-a em diferentes perspectivas: a da sociedade, a da escola e a do aluno. No diagnóstico psicopedagógico não se pode desconsiderar as relações entre a produção escolar e as oportunidades reais que a sociedade dá as diversas classes sociais. Muitas vezes, alunos de baixa renda são classificados como deficientes mentais e com problemas de aprendizagem. Na realidade, lhes faltam oportunidades de crescimento cultural, de construção cognitiva e desenvolvimento da linguagem, o que aumentariam suas chances de êxito na escola. A escola não pode ser vista isolada da sociedade, pois o sistema de ensino reflete sempre a sociedade em que está inserido. A absorção de conhecimentos pelo aluno depende de como essas informações lhe foram ensinadas, que depende das condições sociais que determinam a qualidade de ensino. Professores em escolas desestruturadas, sem apoio material e pedagógico, desqualificados pela sociedade, pela família e pelos alunos não têm como tornar o conhecimento atrativo para o aluno. A obra - enriquecida com a descrição de sessões de psicopedagogia - desmistifica o fato de que o fracasso do aluno sempre decorre do próprio ou da família

ISBN: 8598271330

Avaliações dos clientes

por R$55,00 em até 11x de R$5,94 com juros
Adicionar ao carrinho fechar

Vitrine Lateral

Busca
Atendimento
Formas de pagamento
Certificados e segurança
Informações finais
Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet e podem variar nas lojas físicas. Ofertas válidas até o término de nossos estoques para internet. Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados. Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras. Todos os direitos reservados.
como construir uma loja virtual - plataforma sisecommerce