Buscar ...
central@centraldidatica.com.br
(11) 3744-4974 (11)3743-0090
Voltar a página principal
 
Voltar a página principal
  Empresa | Cadastro | Como comprar | Formas de pagamento e envio | Segurança | Fale conosco  
 

O perfil do professor mediador | Pedagogia da mediação - Lorenzo Tébar

  • ISBN 9788539600946
  • indisponível
A pedagogia mediadora ultrapassa os limites da sala de aula, fornecendo ao aluno instrumentos que lhe permitem romper com um passado insatisfatório e lançar-se em um novo caminho para o futuro, feito de escolhas. Para isso, o papel do professor não é apenas importante: é essencial. Este livro foca sua atenção no professor, investigando de que forma a função de mediador afeta a vida pessoal e profissional do docente, uma vez que cabe a ele escolher os comportamentos que julga adequados e que possibilitam ao aluno assimilar o conteúdo mediado e alterar sua maneira de conduzir a vida.
Produto indisponível. Avise-me quando chegar.
produto indisponível

Descrição completa

A pedagogia mediadora ultrapassa os limites da sala de aula, fornecendo ao aluno instrumentos que lhe permitem romper com um passado insatisfatório e lançar-se em um novo caminho para o futuro, feito de escolhas. Para isso, o papel do professor não é apenas importante: é essencial. Este livro foca sua atenção no professor, investigando de que forma a função de mediador afeta a vida pessoal e profissional do docente, uma vez que cabe a ele escolher os comportamentos que julga adequados e que possibilitam ao aluno assimilar o conteúdo mediado e alterar sua maneira de conduzir a vida.

Sumário

Nota da edição brasileira

Apresentação à edição brasileira
Ulisses Defonso Matanó

Agradecimentos
Introdução do professor Reuven Feuerstein
Reuven Feuerstein e Rabbi Rafi Feuerstein

Apresentação

1.Justificativa do paradigma mediador
Motivação da mudança educacional
Definição do problema
As mudanças necessárias na educação
Conclusão: o caminho para um novo paradigma educacional

2. Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), fundamento do novo paradigma educacional ¿
Revisão da teoria do professor Feuerstein
Influências e origem das teorias de Feuerstein
A mediação
A Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM)
Características do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI)
Um sistema de crenças
Critérios de mediação
O mapa cognitivo
Funções do mediador na interação da aprendizagem mediada

3. O perfil didático do professor mediador
Rumo a um novo modelo cognitivo cultural de ação pedagógica
Perfil do mediador dos programas cognitivos

4. Proposta metodológica de interação
Interação mediada: plano de trabalho na sala de aula e estilo de mediação
A mediação através dos elementos do mapa cognitivo
Modelo de planejamento de uma lição: dez passos

5. Contribuições da mediação
Mediação dos critérios da mediação
A mediação didática das funções cognitivas deficientes (FCD)
A função construtivista da mediação
Experiências da mediação (estudos, relatos e conclusões)
As funções do professor mediador
Perfis de modificabilidade
A formação do professor mediador
Criar ambientes modificadores

6. Contribuições mediadoras às peculiaridades do perfil didático do professor mediador (PMD
Respostas aos 32 itens

7. Conclusões, 483
Contribuições do paradigma mediador
Contribuições psicopedagógicas do PEI para a função docente no
processo de ensino­-aprendizagem na sala de aula

Bibliografia

Anexos
1. Avaliação do professor mediador
2. Nota biográfica: Reuven Feuerstein
3. Vocabulário básico relacionado a programas cognitivos
 

Produtos similares

O conhecimento prévio sobre a neurologia e suas possíveis deficiências ajuda o professor no desenvolvimento cognitivo do indivíduo especial. Para tanto, "O que todo professor precisa saber sobre neurologia" cede as bases do Sistema Nervoso Central, explicando o neurônio, o córtex cerebral e a Unidade Motora. O autor Vicente Assencio-Ferreira apresenta o processo estímulo-resposta e fornece a constituição muscular e as contrações Isotônicas e Isométricas. A linguagem é composta de símbolos sonoros e gráficos, que são entendidos conforme a percepção; o livro a divide em semântica, fonológica e sintática, descrevendo cada uma delas. Os centros cerebrais que comandam a linguagem encontram-se, em 98% da população, no Hemisfério Central Esquerdo; a obra mostra qual região do cérebro sofre estímulo nos atos de falar e escrever e como ocorre o processo de audição e compreensão da mensagem. Ao explicar como o ser humano aprende a ler e escrever, o autor relata que qualquer falha no Sistema Nervoso compromete a aprendizagem. Dada a dificuldade de perceber certas lesões cerebrais no exame neurológico, o livro indica outros métodos na identificação de disfunções. A Dislexia é um distúrbio de linguagem hereditário e com graus de intensidade; só pode ser percebido quando a criança inicia o processo de alfabetização. Em acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o livro expõe as características da disfunção em três fases de desenvolvimento – Pré-Escolar, Idade Escolar e Adulto. Vicente Assencio-Ferreira conta, ainda, o que é normal, do ponto de vista da aprendizagem, em diferentes faixas etárias, e o que classifica a criança como disléxica. Depois de relacionar o córtex cerebral, o déficit de atenção e a hiperatividade com o comprometimento da aprendizagem, o livro aborda a Epilepsia. O autor explica que nem todos que apresentam essa descarga neuronal incontrolável são epiléticos; algumas situações corroboram para as crises. A Epilepsia é classificada conforme o comprometimento da consciência e de acordo com abalos musculares; além de definir cada uma delas, o livro preocupa-se em desmistificar a Epilepsia, quebrando estigmas que prejudicam ainda mais o paciente. Em capítulo especial, Vânia Savastano Ferri empresta seu conhecimento para realçar a importância do educador no processo de transferência de vínculos da criança que vai pela primeira vez à escola. A psicóloga explica patologias psíquicas que comprometem o rendimento escolar e abre caminhos ao tratamento eficaz. Sobretudo, "O que todo professor precisa saber sobre neurologia" acredita que através da inclusão, algumas barreiras fisiológicas são quebradas e inúmeras outras sociais são suprimidas.

ISBN 85-89892-09-3

Avaliações dos clientes

Vitrine Lateral

Os jogos de regras podem ser vistos como situações privilegiadas para a resolução de problemas e, mais do que isto, para a aprendizagem em geral. Neste sentido, esta obra acompanha a forma como pensamos quando nos deparamos com o desafio. Mostra, em grandes linhas e com linguagem acessível, a riqueza e plasticidade do cérebro em seu processo de busca e seleção de estratégias inteligentes e criativas na resolução de problemas. Entrelaça de maneira consistente a forma de pensar, sentir e viver as emoções, mostrando como, ao jogar, aprendemos também a lidar melhor com tensões e frustrações, tornando-nos mais fortes e mais bem adaptados para lidar com a vida. O texto é acompanhado de vários jogos, em diversos níveis, modalidades e ambientes, analisados em sua dinâmica e acompanhados de sugestões de uso. Não sendo linear, pode ser iniciado por qualquer capítulo. Este livro abre a Coleção Brinquedo, Educação e Saúde, que se propõe apresentar textos que ressaltem a importância dos brinquedos, jogos e brincadeiras no desenvolvimento integrado e saudável. Com sólida base teórica e ancorado em pesquisas recentes da neuropsicologia, da psicologia e da educação, utiliza-se de vários exemplos práticos complementares, a fim de fornecer aos pais, professores e profissionais da saúde subsídios para a melhor compreensão e utilização do lúdico no ambiente familiar e escolar. Pretende atingir diversas faixas etárias, mostrando a riqueza do brincar em cada uma delas, inclusive em situações de reabilitação cognitiva. Também indica jogos para a chamada Terceira Idade, buscando manter seus processos mentais saudáveis.

ISBN: 85-.326.3080-4
Busca
Atendimento
Formas de pagamento
Certificados e segurança
Informações finais
Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet e podem variar nas lojas físicas. Ofertas válidas até o término de nossos estoques para internet. Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados. Em caso de divergência de valores no site, o valor válido é o do carrinho de compras. Todos os direitos reservados.
sistema loja virtual - plataforma sisecommerce