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Protocolo de Observação Psicomotora POP-TT - Teresa Borghi e Telma Pantano

  • ISBN 9788589892832
Este protocolo foi elaborado após ampla reflexão aliada à experiência de atendimentos clínicos, considerando as características atuais inerentes ao desenvolvimento, no qual a brincadeira, que já privilegiou a vivência motora, hoje prioriza a velocidade de informações através dos facilitadores tecnológicos de multimídia. Ele visa corroborar os critérios diagnósticos em crianças que apresentam dificuldades de relacionamento, desenvolvimento e/ou aprendizagem no período dos quatro aos doze anos de idade, buscando a compreensão mais acertada acerca das inadaptações existentes, numa análise simplificada do arcabouço psicomotor em funcionamento.
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Este protocolo foi elaborado após ampla reflexão aliada à experiência de atendimentos clínicos, considerando as características atuais inerentes ao desenvolvimento, no qual a brincadeira, que já privilegiou a vivência motora, hoje prioriza a velocidade de informações através dos facilitadores tecnológicos de multimídia. Ele visa corroborar os critérios diagnósticos em crianças que apresentam dificuldades de relacionamento, desenvolvimento e/ou aprendizagem no período dos quatro aos doze anos de idade, buscando a compreensão mais acertada acerca das inadaptações existentes, numa análise simplificada do arcabouço psicomotor em funcionamento.

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“Este livro oferece a versão original da Prova de Consciência Sintática (PCS) validada e normatizada para avaliar a habilidade metassintática de escolares de 1a. a 4a. séries do Ensino Fundamental. A Prova de Consciência Sintática (PCS) constitui instrumento seguro para avaliar as competências do escolar no contexto da metassintaxe, e é parte do programa de pesquisa e desenvolvimento de instrumentos de avaliação e intervenção em desenvolvimento e distúrbios de linguagem oral, escrita e de sinais que objetiva identificar os componentes de diferentes métodos de ensino mais criticamente eficazes para desenvolver as competências metalingüísticas tão essenciais ao rendimento escolar. O professor conta, agora, com mais um instrumento valiosíssimo para transformar efetiva e eficazmente a sua prática pedagógica, neste caso conhecendo as habilidades metassintáticas de cada aluno e, partir daí, refletindo sobre a melhor forma de intervir e implementando práticas com resultados que podem ser de fato benéficos.” Sumário Apresentação: Avaliação de habilidades metalingüísticas> Da metafonologia à metassintaxe Capítulo 1: Avaliando a habilidade metassintática por meio da Prova de Consciência Sintática A Prova de Consciência Sintática (PCS) - Julgamento gramatical, Correção gramatical, Correção gramatical de frases com incorreções gramatical e semântica, Categorização de palavras. Estudo Piloto - Perspectiva geral, Objetivo, Método, Resultados. Capítulo 2: Normatização preliminar da PCS Estudo de validação e normatização da PCS - Método; Resultados (PCS: Validade discriminativa de série escolar e idade - PCS: Estudo preliminar de normatização para 1ª a 4ª séries) Capítulo 3: Validação da PCS Estudo de validação da PCS - Método; Resultados (Estrutura interna da PCS - Análise da validade da PCS por correlação entre pontuação geral na PCS e nos outros testes: Correlação entre a consciência sintática e a consciência fonológica e habilidades de leitura - Análise das correlações entre a pontuação geral em outros testes e a pontuação em cada subteste da PCS.) Capítulo 4: PCS: Normatização por série escolar com 622 estudantes de 1ª a 4ª séries do ensino público Estudo de normatização com amostra das duas escolas públicas municipais de Santos e Capão Redondo - Método; Resultados Referências Bibliográficas Dados Técnicos Produto: Prova de Consciência Sintática (PCS) Editora: Memnon Ano: 2006 Edição: 1 ISBN: 85-85462-85-X Páginas: 75 Acabamento: Brochura Formato: Médio

ISBN:85-85462-85-X

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