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Segredos do aprender - A psicopedagogia e as elaborações simbólicas - Laura Monte Serrat Barbosa, Maria Silvia Todeschi de Sousa

  • ISBN 978-85-89892-80
Quando falamos de aprendizagem, ainda é muito comum observamos que as pessoas fazem uma associação direta com o universo infantil, como se a aprendizagem fosse única e exclusivamente um processo dessa etapa. Quando algumas pessoas acreditam que apenas na infância a aprendizagem acontece, é como se estivessem dando ao processo de aprender um tempo estanque de desenvolvimento ou como se considerassem o aprender como um ato mágico e instantâneo, passível de ocorrer apenas aos pequenos seres que ainda acreditam em mágica. Essa visão errônea da aprendizagem impede que ela seja vista como um processo, como algo contínuo e crescente, que acontece onde há vida humana, onde há desejo, onde há espaço para acontecer, independente de idade cronológica ou de tempo espacial. A aprendizagem acontece onde há relação, relação de quem aprende com seu próprio conhecimento, com outras pessoas, com o mundo. Quando há um movimento interno a partir do vazio do não-saber, com o desejo de preenchê-lo, estamos num campo em que qualquer um pode aprender e qualquer um pode ensinar. (p. 67) Se o sujeito cognoscente, objeto de estudo e atuação da Psicopedagogia, constrói conhecimento, principalmente por meio de elaborações simbólicas, é, pois, no campo do simbólico, da imaginação, do pensamento e no processo de representação do mundo que atua o psicopedagogo. Essa ação acontece tanto na relação dos sujeitos com as situações de aprendizagem que se lhe apresentem, quanto na relação com seus mediadores e com eles mesmos. (p. 32) O atendimento psicopedagógico é o ato de acolher: aquele que não sabe que sabe, aquele que não sabe que pode vir a saber e aquele que não sabe que o não-saber é o requisito necessário para conquistar o saber. (p. 39)
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Quando falamos de aprendizagem, ainda é muito comum observamos que as pessoas fazem uma associação direta com o universo infantil, como se a aprendizagem fosse única e exclusivamente um processo dessa etapa. Quando algumas pessoas acreditam que apenas na infância a aprendizagem acontece, é como se estivessem dando ao processo de aprender um tempo estanque de desenvolvimento ou como se considerassem o aprender como um ato mágico e instantâneo, passível de ocorrer apenas aos pequenos seres que ainda acreditam em mágica.

Essa visão errônea da aprendizagem impede que ela seja vista como um processo, como algo contínuo e crescente, que acontece onde há vida humana, onde há desejo, onde há espaço para acontecer, independente de idade cronológica ou de tempo espacial. A aprendizagem acontece onde há relação, relação de quem aprende com seu próprio conhecimento, com outras pessoas, com o mundo. Quando há um movimento interno a partir do vazio do não-saber, com o desejo de preenchê-lo, estamos num campo em que qualquer um pode aprender e qualquer um pode ensinar. (p. 67)

Se o sujeito cognoscente, objeto de estudo e atuação da Psicopedagogia, constrói conhecimento, principalmente por meio de elaborações simbólicas, é, pois, no campo do simbólico, da imaginação, do pensamento e no processo de representação do mundo que atua o psicopedagogo. Essa ação acontece tanto na relação dos sujeitos com as situações de aprendizagem que se lhe apresentem, quanto na relação com seus mediadores e com eles mesmos. (p. 32)

O atendimento psicopedagógico é o ato de acolher: aquele que não sabe que sabe, aquele que não sabe que pode vir a saber e aquele que não sabe que o não-saber é o requisito necessário para conquistar o saber. (p. 39)

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